Avançar para o conteúdo

Oradores

Dr. António Vaz Carneiro

António Vaz Carneiro

Betsy Keller,

Betsy Keller

Carmen Scheibenbogen, specialist in Internal Medicine and Haemato-oncology

Carmen Scheibenbogen

Carolina Santos, Coordenadora do ME Nacional, LC Health Care Professionals Diretor

Carolina Santos

Danilo Buonsenso, Pediatra no Hospital Universitário Gemelli

Danilo Buonsenso

Dr. David Systrom, docente do Brigham and Women's Hospital Pulmonary and Critical Care e Professor Assistente de Medicina na Harvard Medical School

David Systrom

Eliana Lacerda, Professora Assistente na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM)

Eliana Lacerda

Prof. Doutor Germano de Sousa

Germano de Sousa

Dr. Jaime Branco

Jaime Branco

João Malato

Professor Catedrático de Pneumologia, Centro de I&D Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

João Carlos Winck

Dra. Joan Serra Hoffman

Joan Serra Hoffman

Johanna Squires, Coordenadora sénior de investigação do Dr. David Systrom no Brigham and Women's Hospital em Boston

Johanna Squires

Leticia Soares, bióloga com formação ampla, e vasta experiência em ecologia

Leticia Soares

Linda Tannenbaum, Fundadora e Diretora Executiva/Presidente da Open Medicine Foundation (OMF).

Linda Tannenbaum

Luis Nacul, investigador e clínico especializado em Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública no Reino Unido, Canadá e Brasil.

Luis Nacul

Malena Locci Marafanti, Ex- Cirurgiã Dentista, especialista de Ortodontia, Ortopedia Facial

Malena Locci Marafanti

Michael Vanelzakker, neurocientista do Hospital Geral de Massachusetts e da Harvard Medical School

Michael VanElzakker

Nancy Klimas, Diretora, Institute for Neuro-lmmune Medicine

Nancy Klimas

Nuno Sepúlveda, Professor convidado do Departamento de Matemática e Ciências da Computação da Universidade de Tecnologia de Varsóvia.

Nuno Sepúlveda

Resia Pretorius, Professora de Investigação Distinta no Departamento de Ciências Fisiológicas, Faculdade de Ciências, Universidade de Stellenbosch, África do Sul.

Resia Pretorius

Rob Wüst, Professor assistente na Faculdade de Ciências do Comportamento e do Movimento da Vrije Universiteit Amsterdam.

Rob Wüst

Rudolf Oliveira, Professor Associado do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em São Paulo, Brasil.

Rudolf Oliveira

Susan Levine, Médica de medicina interna e doenças infecciosas

Susan Levine

Prof. Dr. António Vaz Carneiro

António Vaz Carneiro

Com 40 anos de experiência profissional em Portugal e nos Estados Unidos da América, António Vaz Carneiro é Médico especialista em Medicina Interna, Nefrologia e Farmacologia Clínica, sendo também Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde preside ao Instituto de Cuidados de Saúde Baseados na Evidência.
É Investigador Clínico com especial interesse nas áreas de investigação secundária (revisões sistemáticas e meta-análises), bem como metodologias de tradução do conhecimento para a prática, sobreutilização de recursos de saúde, aplicações de Inteligência Artificial em Medicina e investigação em Medicina de Precisão/Big Data. É também o Diretor da Cochrane Portugal.

Betsy Keller, Professora  Departamento de Ciências do Exercício e Treino Atlético

Betsy Keller

Professora (reformada), Departamento de Ciências do Exercício e Treino Atlético no Ithaca College em Ithaca, Nova Iorque. Desde 2003, tem utilizado um protocolo de teste de exercício cardiopulmonar de 2 dias para fornecer uma avaliação objetiva da capacidade funcional e da recuperação após o esforço em pessoas com doenças fatigantes. Fez parte do comité do Instituto de Medicina (Academia Nacional de Medicina) para identificar os critérios clínicos para o diagnóstico de EM/SFC e fez numerosas apresentações científicas e convidadas sobre doenças fatigantes a nível nacional e internacional.
Foi Co-Coordenadora do Núcleo Clínico do Centro de Investigação Colaborativa para o Estudo da EM/SFC na Universidade de Cornell, financiado pelo NIH, com a duração de 5 anos. É membro do American College of Sports Medicine, ex-presidente do Mid-Atlantic Regional Chapter of American College of Sports Medicine, membro do Board of Trustees of the American College of Sports Medicine e antiga presidente de departamento.

Carmen Scheibenbogen, specialist in Internal Medicine and Haemato-oncology

Carmen Scheibenbogen

Especialista em Medicina Interna e Hemato-oncologia, dá consultas sobre EM/SFC e CL. É professora de Imunologia e diretora interina/deputada do Instituto de Imunologia Médica da Universidade de Medicina Charité em Berlim, Alemanha, e co-fundou a Rede Europeia para EM/SFC, EUROMENE, financiada pela Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia (COST), o Centro de Fadiga Charité e a Rede Charité Post-COVID.
Em 2022, recebeu a Cruz de Mérito Federal pelos seus projectos no domínio da EM/SFC. A sua investigação centra-se na EM/SFC, na síndrome pós-COVID e nas imunodeficiências, tendo publicado mais de 200 artigos científicos com revisão por pares. Desde 2020, tem recebido financiamento do Governo alemão para, entre outros: o projeto de investigação conjunta sobre mecanismos imunitários da EM/SFC (IMMME), que visa criar um “registo e biobanco de doentes com EM/SFC” alemão; para o estudo de cuidados interdisciplinares e intersetoriais CFS CARE; e o National Clinical Trials Group, uma plataforma de ensaios clínicos para EM/SFC e COVID-19 longa.

Carolina Santos, Coordenadora do ME Nacional, LC Health Care Professionals Diretor

Carolina Santos

Aliança Millions Missing, Coordenadora do Diretório Nacional de Profissionais de Saúde em EM e LC, e estudante do 2º ano de medicina na Universidade do Algarve (MIM-UALG). Enfermeira desde 2022 no Hospital da Luz em Lisboa.
Com um historial de voluntariado, fez parte da ONG GASTagus durante cerca de 2 anos, onde formou jovens para uma participação ativa, crítica e consciente na sociedade e promoveu e participou em projetos nacionais de voluntariado com grupos sociais vulneráveis, nomeadamente pessoas sem-abrigo. Membro da Ordem dos Enfermeiros.

Danilo Buonsenso, Pediatra no Hospital Universitário Gemelli

Danilo Buonsenso

Pediatra no Hospital Universitário Gemelli, em Roma, e membro do comité de investigação do Instituto de Investigação em Saúde Global da Universidade Católica de Roma, Itália. Tem um doutoramento em Saúde Pública e Ciências Moleculares e um diploma de pós-graduação e mestrado em doenças infecciosas pediátricas na Universidade de Oxford.
Está ativamente envolvido em vários estudos e sociedades nacionais e internacionais no domínio das doenças infecciosas pediátricas, especificamente no domínio da covid-19 longa em crianças, onde tem contribuído significativamente para o avanço dos conhecimentos actuais.

Dr. David Systrom, docente do Brigham and Women's Hospital Pulmonary and Critical Care e Professor Assistente de Medicina na Harvard Medical School

David Systrom

O Dr. David Systrom é membro do corpo docente do Brigham and Women’s Hospital Pulmonary and Critical Care e Professor Assistente de Medicina na Harvard Medical School, onde dirige a Dyspnea Clinic e o Advanced Cardiopulmonary Exercise Testing Program. É codiretor da Ronald G. Tompkins Harvard ME/CFS Collaboration com a Open Medicine Foundation, é Presidente do NIH ME/CFS Research Roadmap Working Group of Council for the Circulation webinar e é Co-Presidente do NIH RECOVER study’s commonalities task force.
Faz parte do corpo docente de Harvard há mais de 35 anos, período durante o qual recebeu financiamento dos NIH, da AHA, do Departamento de Defesa, da Dysautonomia International e da OMF para estudar várias formas de intolerância ao exercício. Nos últimos cinco anos, tem utilizado testes de exercício cardiopulmonar invasivos para investigar os mecanismos subjacentes à fadiga, à falta de ar e à intolerância ortostática na EM/SFC e na COVID-19 longa. Os seus trabalhos recentes sugerem uma semelhança entre as duas doenças e sugerem que a desregulação neurovascular e a hiperventilação associada estão na base dos sintomas durante o exercício. Foi investigador principal de um estudo de 8 milhões de dólares sobre a disfunção mitocondrial do músculo esquelético do membro e completou o primeiro ensaio clínico aleatório de piridostigmina, ambos em EM/SFC.

Eliana Lacerda

Professora Assistente (Clínica) na London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM), com especialização em Saúde Pública, um mestrado em Saúde Ocupacional e um doutoramento em Saúde Ambiental. É uma das co-fundadoras da equipa de investigação CureME dedicada à investigação em ME/CFS na LSHTM e coautora do projeto de criação de um biobanco UK ME/CFS (UKMEB), sendo a diretora clínica desta primeira instituição de investigação europeia dedicada a melhorar a investigação clínica em ME/CFS.
Anteriormente, foi Vice-Presidente eleita da EUROMENE (European Network for ME/CFS), uma rede fundada pela Cooperação Europeia em Ciência e Tecnologia (COST) que reuniu vinte e dois países europeus para estimular a investigação e a prestação de cuidados de saúde às pessoas com ME/CFS. Foi co-autora de três das quatro publicações de recomendações resultantes do trabalho desta rede.

Prof. Doutor Germano de Sousa

Germano de Sousa

Especialista em Patologia Clínica, Professor e Diretor do Colégio de Estudos Pós-Graduados da Universidade Atlântica, Diretor do Serviço de Patologia Clínica do Hospital Fernando Fonseca, Conselheiro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Química Clínica e membro da Academia de Ciências de Nova Iorque.
Foi Professor Associado da Faculdade de Ciências Médicas durante 20 anos, onde fundou o Mestrado em Patologia Química e foi responsável pela pós-graduação. É Diretor do Serviço de Patologia Clínica e foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia Clínica, da Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Metabólicas e da Associação Nacional de Laboratórios Clínicos. Foi também Bastonário da Ordem dos Médicos de janeiro de 1999 a fevereiro de 2005, eleito por três mandatos.

Prof. Dr. Jaime Branco

Jaime Branco

Especialista em Reumatologia e Diretor do Serviço de Reumatologia do Hospital Egas Moniz desde 2006. É professor catedrático da NOVA Medical School (NMS) e foi reitor de 2013 a 2021. É professor catedrático da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Nova de Lisboa (UNL) e foi diretor da FCM de 2013 a 2021.
É autor e coautor de centenas de publicações científicas e é Investigador Principal em Reumatologia no CEDOC da FCM. Recebeu 92 prémios científicos, incluindo o Prémio BIAL de Medicina Clínica 2008, o Grande Prémio BIAL de Medicina 2016 e o Prémio Reuméritus da Sociedade Portuguesa de Reumatologia em 2010.

João Malato Investigador de pós-doutoramento no Instituto Gulbenkian de Ciência para a Medicina Molecular

João Malato

Investigador de pós-doutoramento no Instituto Gulbenkian de Ciência para a Medicina Molecular, em bioestatística, biologia computacional e análise de grandes conjuntos de dados epidemiológicos. Os seus interesses de investigação incluem o estudo das comunidades mais vulneráveis a vírus e a caracterização de doenças com diagnósticos complexos, como a EM/SFC e a COVID Longa, duas doenças multifatoriais sobrepostas, sem biomarcadores e que afetam populações heterogéneas.
João forma parte do consórcio END-VOC (https://endvoc.eu/), que visa apoiar a resposta global à COVID-19 e a futuras pandemias. João é membro da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) e membro doutorado do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL). É doutorado em Biomedicina e Biologia Computacional.

Professor Catedrático de Pneumologia, Centro de I&D Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

João Carlos Winck

Professor Catedrático de Pneumologia, Centro de I & D Cardiovascular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Coordenador da Unidade de Pneumologia, Consulta de Fadiga Crónica/COVID Longa, Unidade de Sono e Ventilação, Instituto CUF Porto, Portugal.

Dra. Joan Serra Hoffman

Joan Serra Hoffman

Co-fundadora da Aliança Millions Missing, com mais de 30 anos de experiência a fazer a ponte entre a investigação, a política e a prática, e a promover abordagens baseadas em provas para enfrentar desafios complexos de saúde e sociais. Foi assistente especial nos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, dirigindo um programa nacional de 10 centros académicos de excelência na prevenção da violência juvenil. Co-diretora fundadora da Coalizão Interamericana para a Prevenção da Violência, que promoveu uma abordagem de saúde pública e a coordenação entre a OMS/OPAS, a USAID, o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, os CDC e a UNESCO. Foi eleita Next Generation Fellow pela Fundação Rockefeller pelo seu trabalho em hospitais públicos, centros de trauma de nível 1 e departamentos de saúde pública com vítimas de violência. Reformou-se do Banco Mundial devido à EM/SFC.

Johanna Squires, Coordenadora sénior de investigação do Dr. David Systrom no Brigham and Women's Hospital em Boston

Johanna Squires

Coordenadora sênior de investigação do Dr. David Systrom no Brigham and Women’s Hospital em Boston. Obteve o seu mestrado em fisiologia do exercício na Universidade de Loughborough, no Reino Unido, em 2021, e rapidamente se juntou à equipa do Dr. Systrom e ao seu estudo de 8 milhões de dólares sobre a disfunção mitocondrial nos músculos dos membros. Desde então, ela apresentou pesquisas focadas em ME / CFS e Long COVID em conferências locais e internacionais organizadas pela American Thoracic Society, a European Respiratory Society, o Pulmonary Vascular Research Institute e os National Institutes of Health (NIH) nos Estados Unidos. A partir de 2024, será a coordenadora principal do ensaio clínico LIFT da Open Medicine Foundation, um estudo em dupla ocultação, controlado por placebo, que investiga os efeitos de doses baixas de piridostigmina e naltrexona na EM/SFC.

Leticia Soares, bióloga com formação ampla, e vasta experiência em ecologia

Leticia Soares

A Dra. Letícia Soares é bióloga com formação ampla, e vasta experiência em ecologia, evolução e epidemiologia de doenças infecciosas. Ela co-lidera o Patient-Led Research Collaborative, onde lidera projetos de pesquisa e fornece expertise centrada no paciente em estudos realizados por parceiros externos da academia, indústria e agências governamentais. Ela vive com a COVID longa desde abril de 2020.

Linda Tannenbaum, Fundadora e Diretora Executiva/Presidente da Open Medicine Foundation (OMF).

Linda Tannenbaum

Fundadora e Diretora Executiva/Presidente da Open Medicine Foundation (OMF). Como presidente e diretora executiva da OMF, os seus esforços são dedicados ao financiamento e promoção da investigação sobre EM/SFC e doenças crónicas complexas relacionadas.
A origem da Open Medicine Foundation (OMF) está ligada ao percurso pessoal da sua fundadora, Linda Tannenbaum. Na qualidade de Presidente e Diretora Executiva da OMF, as suas motivações eram profundamente pessoais, uma vez que a sua filha foi diagnosticada com EM/SFC aos 16 anos, sem a ajuda de testes de diagnóstico ou tratamentos viáveis. Confrontada com a dura realidade da diminuição da qualidade de vida da sua filha, Linda entrou em ação. Linda criou a OMF em 2012 com a visão de catalisar esforços de investigação em grande escala para desenvolver ferramentas de diagnóstico, tratamentos eficazes e, em última análise, métodos de prevenção para estas doenças.
A sua formação profissional como cientista de laboratório clínico, com uma licenciatura em bacteriologia pela UCLA, bem como a sua experiência na gestão de um laboratório clínico durante mais de 20 anos, convergiram para apoiar a sua missão atual. Com uma dedicação inabalável, traz agora a sua experiência e paixão pela liderança na procura de curas para doenças crónicas complexas, na melhoria dos cuidados prestados aos doentes e na recuperação das vidas de milhões de pessoas afectadas por estas doenças.

Luis Nacul, investigador e clínico especializado em Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública no Reino Unido, Canadá e Brasil.

Luis Nacul

É investigador e clínico especializado em Medicina Geral e Familiar e Saúde Pública no Reino Unido, Canadá e Brasil. Realizou investigação internacional em EM/SFC e exerceu como médico de família em EM/SFC e outras doenças crónicas complexas. Foi Diretor do Grupo de Investigação do Programa de Doenças Crónicas Complexas (CCDP) no Canadá e cofundador e Diretor do programa de investigação CureME no Departamento de Investigação Clínica da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM). É Professor Assistente (Clínico) na Universidade de British Columbia (BCU) e na LSHTM. É também membro consultivo da Associação Internacional de EM/SFC (IACFSME) e contribuiu para vários comités no domínio da EM/SFC, como o EUROMENE, o ICanCME (como gestor de rede), o Comité de Desenvolvimento de Recomendações/Normas de EM/SFC do Instituto Nacional de Saúde e Cuidados de Excelência do Reino Unido (NICE) e o Comité de Direção do Biobanco de EM/SFC do Reino Unido.

Malena Locci Marafanti

Ex- Cirurgiã Dentista, especialista de Ortodontia, Ortopedia Facial, e Dores Orofaciais e Distúrbios Temporomandibulares, e ex-funcionária da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, como fiscal da Vigilância Sanitária e fiscal dos hospitais do INSS. Malena foi professora universitária dos 3ro e 4º anos de Odontologia, nas disciplinas de Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares e professora no curso de Especialização de Ortodontia e Ortopedia Facial. Administradora dos grupos de WhatsApp para apoio aos pacientes com Encefalomielite Miálgica no Brasil, desde 2018, administradora do grupo do Facebook Portugal/Brasil, desde 2022 e do grupo de pacientes Pós-COVID, desde 2024. Malena também foi co-fundadora e administra o grupo de apoio a EM/SFC e CL de Portugal. Portadora de EM/SFC desde janeiro de 2000.

Michael Vanelzakker, neurocientista do Hospital Geral de Massachusetts e da Harvard Medical School

Michael Vanelzakker

Michael VanElzakker é um neurocientista do Massachusetts General Hospital e da Harvard Medical School, instrutor na Tufts University e cofundador da PolyBio Research Foundation.
O programa de pesquisa de seu laboratório é focado em neuroimagem de doenças crônicas associadas a infecções, com um interesse particular no avanço de métodos para a detecção de patógenos.

Nancy Klimas, Diretora, Institute for Neuro-lmmune Medicine

Nancy Klimas

Diretora, Institute for Neuro-lmmune Medicine Professor e Presidente, Department of Clinical Immunology, Assistant Dean of Research, Dr. Kiran C. Patel College of Osteopathic Medicine, Nova Southeastern University Diretor, Environmental Medicine Research and Clinical Program Miami VA Medical Center, Professor Emerita, University of Miami, School of Medicine.

Nuno Sepúlveda, Professor convidado do Departamento de Matemática e Ciências da Computação da Universidade de Tecnologia de Varsóvia.

Nuno Sepúlveda

Nuno é atualmente Professor Auxiliar em Bioestatística e Ensaios Clínicos da Faculdade de Matemática e Ciência da Informação da Universidade de Tecnologia de Varsóvia. Colabora com o Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e preside, desde 2024, a comissão organizadora da secção de Biometria da Sociedade Portuguesa de Estatística. No passado recebeu financiamento da associação ME Research UK e da Agência Polaca para o Intercâmbio Académico (NAWA) para estudar o papel da sorologia anti-viral na patogénese da Encefalomielite Miálgica/Síndrome de Fadiga Crónica (EM/SFC). Foi também o representante português na rede europeia EUROMENE, integrando a sua comissão executiva e o grupo dedicado ao estudo epidemiológico da EM/SFC na Europa.

Resia Pretorius, Professora de Investigação Distinta no Departamento de Ciências Fisiológicas, Faculdade de Ciências, Universidade de Stellenbosch, África do Sul.

Resia Pretorius

Professora de Investigação Distinta no Departamento de Ciências Fisiológicas, Faculdade de Ciências, Universidade de Stellenbosch, África do Sul. É Diretora da BioCODE Technologies www.biocode.co.za
O seu tema de investigação principal é: Coagulação sanguínea, marcadores inflamatórios circulantes e como estes desempenham um papel em doenças inflamatórias como a diabetes tipo 2, a artrite reumatoide, a psoríase e doenças neuro-inflamatórias como a doença de Parkinson e a doença de Alzheimer. Estou também a estudar a coagulação na COVID-19 aguda e na COVID/PASC longa. Siga o link abaixo para descarregar os seus artigos. Etheresia Pretorius

Rob Wüst, Professor assistente na Faculdade de Ciências do Comportamento e do Movimento da Vrije Universiteit Amsterdam.

Rob Wüst

Professor assistente na Faculdade de Ciências do Comportamento e do Movimento da Vrije Universiteit Amsterdam. O seu grupo de investigação estuda o metabolismo e a função do músculo esquelético e cardíaco. Os seus interesses recentes incluem as adaptações do músculo esquelético após repouso na cama, em colaboração com astronautas da ESA e da NASA e após inflamação aguda e crónica. Os seus trabalhos recentes centram-se nas anomalias do músculo esquelético e nas respostas ao exercício físico em doentes com diabetes e COVID-19 de longa duração, o que tem suscitado grande atenção dos meios de comunicação social internacionais. Para compreender melhor como o metabolismo muscular se altera em diferentes condições, são utilizadas biópsias musculares de seres humanos, modelos de ratinhos, imunofluorescência e microscopia eletrónica, bem como várias técnicas celulares e moleculares. A investigação é financiada pela ZonMw e por várias organizações europeias e americanas (de doentes) de diabetes, Long COVID e ME/CFS.

Rudolf Oliveira, Professor Associado do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em São Paulo, Brasil.

Rudolf Oliveira

Professor Associado do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em São Paulo, Brasil. Dirige o Programa de Avaliação Hemodinâmica Pulmonar do Serviço de Doenças Vasculares Pulmonares e a Unidade de Função Pulmonar e Fisiologia do Exercício da Divisão de Doenças Respiratórias do Departamento de Medicina da UNIFESP.

Susan Levine, Médica de medicina interna e doenças infecciosas

Susan Levine

Médica de medicina interna e doenças infecciosas, trata de pacientes com EM/SFC há quase 20 anos. É médica do Centro de Doenças Neuroimunes Enervantes da Universidade de Cornell, em Nova Iorque, e é membro de um grupo de trabalho que fornece conhecimentos e recursos ao Centro de Investigação Colaborativa em EM/SFC da Universidade de Stanford. Foi revisora do relatório de 2015 produzido pelo Comité do Instituto de Medicina (IOM) sobre Critérios de Diagnóstico para EM/SFC e fez parte do Comité Consultivo para a Síndrome de Fadiga Crónica (CFSAC) como membro e presidente, aconselhando o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS). É membro do Grupo de Trabalho do Sono do Projeto de Dados Comuns (CDE) para EM/SFC patrocinado pelo Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e AVC (NINDS) e pelos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC).

pt_PTPT